28 outubro, 2011

Comissão Europeia aposta na IDI

A Comissão Europeia acaba de anunciar a disponibilização de quase 7 mil milhões de euros para o fomento da inovação através da investigação. Trata-se do maior pacote de financiamento deste tipo alguma vez atribuído pela instituição, no âmbito do 7.º Programa da Quadro (7.º PQ).

As universidades, os organismos de investigação e a indústria encontram-se entre os mais de 16 mil destinatários do financiamento, sendo que será prestada particular atenção às PME, a quem é dirigido uma dotação de aproximadamente mil milhões de euros.

Algumas das áreas que irão beneficiar deste financiamento são: envelhecimento activo e saudável; tecnologias da informação e da comunicação; projectos em colaboração entre investigadores europeus e apoio à comercialização das suas invenções e descobertas; apoio aos investigadores através de bolsas do programa Marie Curie; desafios ambientais; alimentos mais seguros e saudáveis; nanotecnologias; mobilidade e transportes menos poluentes, mais seguros e mais eficientes.

A Comissão Europeia espera que este apoio permita a criação, a curto prazo, de cerca de 174 mil postos de trabalho e, ao longo de 15 anos, de 450 mil postos de trabalho e um impacto no crescimento do PIB europeu de 80 mil milhões de euros. Para mais informações visite o website da Comissão Europeia em http://ec.europa.eu.