21 outubro, 2011

Depósitos a prazo

A Proteste Investe realizou um teste prático, anónimo, em duas instituições da Grande Lisboa, onde procurou renegociar as taxas de juro para um depósito a 25 mil euros e, no final do teste, conseguiu uma rentabilidade sete vezes superior à inicialmente oferecida, o que corresponde a 334 euros a mais ao fim de seis meses.

Segundo o estudo da Deco Proteste, o Crédito Agrícola, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, o Banco BPI, o Banco Popular, o Banif, o CajaDuero, a Novacaixagalicia, o PrivatBank e o Santander Totta são os bancos mais abertos à negociação. No Crédito Agrícola, a equipa da Proteste Investe conseguiu uma taxa de 4% brutos (3,1% líquidos), ou seja, sete vezes mais do que os 0,6% brutos inscritos no preçário. Nos restantes bancos, aumentou o rendimento em 0,5% a 2% brutos. Já o Deutsche Bank, o Millennium BCP, o Montepio e a Caixa Geral de Depósitos só aceitam discutir a taxa de juro para montantes acima de 50 mil ou 100 mil euros.

Apesar de ter conseguido negociar a taxa de juro dos depósitos a prazo em alguns bancos, a Proteste Investe declara que nenhuma das propostas supera a rentabilidade dos melhores super depósitos do Banco Best, do Banco Invest e do Finantia, que oferecem 6% brutos a 6 meses, 4,7% líquidos.

Com base nestes resultados, a Associação para a Defesa dos Consumidores recomenda a análise do mercado e da concorrência, principalmente nos casos em que se aproxime a data de revisão dos depósitos bancários.

Fonte: O Informador Fiscal