09 dezembro, 2011

1ª Edição do Laboratório de Empresas

O Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia SA acolheu no passado dia 29 de Novembro a sessão de abertura da 1ª Edição do Laboratório de Empresas, tendo contado com a presença dos directores da TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento e do SpinPark - Centro de Incubação de Base Tecnológica, dos diversos promotores dos projectos empresariais e de vários consultores envolvidos.

O Laboratório de Empresas é uma iniciativa do SpinPark, operacionalizada pela TecMinho, que visa apoiar a fase de pré-arranque e arranque de empresas. Os destinatários da iniciativa são empreendedores com projectos empresariais de conhecimento intensivo ou de base tecnológica que estejam interessados na melhoria do respectivo plano de negócio e no apoio para a entrada no mercado. Nesse sentido, o Laboratório de Empresas assentará a sua actuação numa lógica de apoio personalizado aos empreendedores fornecido por consultores especializados e terá como base o diagnóstico e a avaliação dos processos operacionais e de gestão, dando o suporte na identificação dos pontos críticos e indicando acções capazes de auxiliar no processo de melhoria contínua de um negócio inovador.

Em cada edição do Laboratório de Empresas funcionarão 5 Sessões Colectivas onde se irão abordar os seguintes temas: Formalização e constituição de Empresas; Como gerir uma PME; Marketing, imagem e comunicação; Técnicas de vendas e negociação comercial; e, ainda, Internacionalização da empresa. Na 1ª Edição do Laboratório de Empresas, que terá uma duração de 5 meses, serão apoiados os seguintes projectos empresariais: Clean Food - Inovação Alimentar; CluessIdeas; euPa; FermentUM; Group Buddies; MarkMe; Mecanitech; PlantMed; R+ e Tex on-line.