02 dezembro, 2011

Desemprego sobe para novo recorde

A taxa de desemprego em Portugal subiu para um novo máximo histórico em Outubro e continua a afectar sobretudo os jovens, sendo que, pela primeira vez, superou os 30% entre os que têm menos de 25 anos.

Segundo dados divulgados pelo Eurostat, o único organismo que calcula taxas mensais, o universo da população activa desempregada subiu para 12,9%, ficando muito perto de romper a fasquia de 13%. A acentuada degradação das condições do mercado de trabalho está a castigar sobretudo os mais jovens.

Os dados do Eurostat não só confirmam a enorme vulnerabilidade deste segmento da população, como colocam, pela primeira vez, a taxa de desemprego entre os que têm menos de 25 anos acima dos 30%, em 30,4%. Todas estas tendências são comuns à Zona Euro e ao espaço mais alargado da UE, onde o desemprego subiu uma décima, para 10,3% e 9,8%, respectivamente, sendo que, em ambos os casos, ultrapassa os 20% entre os jovens.

De acordo com as mais recentes previsões da OCDE, divulgadas esta semana, a taxa de desemprego em Portugal deverá subir mais de um ponto percentual, atingindo 13,8% em 2012, antes de chegar aos 14,2% em 2013, ano em que se começará a registar alguma recuperação da economia.

Fonte: Jornal de Negócios