23 dezembro, 2011

Ideias inovadoras da UMinho premiadas


Pelo quarto ano consecutivo, foram premiadas as ideias empreendedoras geradas na Universidade do Minho através do concurso SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio. Este concurso, promovido pela TecMinho e pelo SpinPark, tem como principais objetivos estimular uma cultura empreendedora na Universidade do Minho, selecionar e apoiar a concretização das ideias de negócio inovadoras, em qualquer domínio científico ou tecnológico.

As ideais finalistas desta edição do SpinUM provêm das áreas da biotecnologia, informática, física e saúde. De entre as 26 candidaturas apresentadas, a ideia vencedora do 1º Prémio SpinUM foi “BMLAB - Behaviour e Molecular Lab”. Esta ideia permite às empresas farmacêuticas apostar e investir com maior segurança na prossecução para a fase de ensaios clínicos durante o processo de desenvolvimento de novos compostos na área da neuropsiquiatria e neurologia. O 2º Prémio foi atribuído à ideia de negócio “PlantMed - Produção Biológica de Plantas Aromáticas e Medicinais e Derivados Vegetais”. O objetivo desta ideia visa a produção de Plantas Aromáticas e Medicinais em modo de Agricultura Biológica e a obtenção de extratos/derivados. As outras ideais premiadas foram: “Bewarket”; “Clean Food - Inovação Alimentar”; “Clueless Ideas”; “R+”; e, “Sensores Magnetoelectricos”.

Os contemplados receberam prémios monetários e serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros.