22 fevereiro, 2012

Candidaturas ao CYTED


Encontra-se aberta a convocatória 2012 para as Redes Temáticas e Acções de transferência de tecnologia no sector empresarial.

O CYTED é um programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento. Foi criado em 1984 e tem como objectivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da região ibero-americana, mediante a colaboração e cooperação entre os Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia, os Organismos de Fomento à Inovação, Grupos de Investigação das Universidades, Centros de Investigação e Desenvolvimento e empresas ibero-americanas.

A convocatória coloca à disposição dois instrumentos: 

i) as redes temáticas, cujo principal objectivo é o intercâmbio de conhecimento entre grupos de investigação e a potenciação da cooperação, criando novas actividades, novas redes temáticas com temas de relevo para a região; e,

ii) as acções de transferência de tecnologia no sector empresarial, que visam a transferência de metodologias, processos e produtos, protótipos e sistemas para o sector empresarial.

Poderão candidatar-se os Centros Públicos de Investigação e Desenvolvimento, como são o caso das universidades públicas e outros organismos públicos que se dediquem à investigação e que tenham demonstrado capacidade e actividade relevante no âmbito da IDI e os Centros Privados de Investigação e Desenvolvimento, como são o caso de universidades privadas, centros tecnológicos e outras entidades de carácter privado que tenham também demonstrado capacidade e actividade relevante no âmbito da IDI. Poderão ainda candidatar-se as empresas públicas e privadas que tenham demonstrado capacidade e actividade relevante no âmbito da IDI. 

Todas as entidades e organismos referidos deverão ter sede em países ibero-americanos, como por exemplo, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, e Venezuela, entre outros.

Todos os interessados deverão apresentar as suas propostas até ao próximo dia 3 de Abril, através do preenchimento de uma ficha de inscrição própria disponível em www.cyted.org.