30 março, 2012

Life+ 2012: Candidaturas abertas


Encontram-se abertas as candidaturas ao Life+ 2012. Este programa da União Europeia tem como principal objectivo contribuir para a execução, actualização e desenvolvimento da política e da legislação ambientais do espaço europeu.

O programa é dirigido às instituições, agentes ou organismos públicos e/ou privados registados nos Estados-Membros da União Europeia. Nas candidaturas para 2012 são previstas três áreas de actuação: Natureza e Biodiversidade; Política e Governação Ambiental; e, Informação e Comunicação. 

O tema Natureza e Biodiversidade tem como principais objetivos a protecção, conservação, recuperação e monitorização do funcionamento de sistemas naturais, de habitats naturais e da flora e fauna selvagens. No que diz respeito ao tema Política e Governação Ambiental, os objectivos abrangem um conjunto de áreas de acção que vão desde as alterações climáticas, água, ar, solos, até à inovação e abordagens estratégicas. O Life+ Informação e Comunicação visa a divulgação da informação e promoção da sensibilização no que se refere às questões ambientais, como por exemplo a prevenção de incêndios florestais.

A dotação financeira para Portugal é de aproximadamente 7,4 milhões de euros, sendo que as taxas de cofinanciamento dos projetos Life+ podem chegar até aos 50% ou, em alguns casos, aos 75%, dos custos elegíveis.

As propostas de projectos devem ser apresentadas com base na ferramenta “eProposal” até ao dia 26 de Setembro de 2012. No website do Life+ é possível conhecer o programa com maior detalhe.