26 abril, 2012

Candidaturas ao concurso “Inova Têxtil” terminam a 15 de Maio!


O Inova Têxtil é um concurso nacional que tem como principais objectivos o estímulo e promoção de ideias, materiais, produtos, aplicações, serviços e conceitos de negócio novos e inovadores associados à fileira têxtil e respectivos sectores de aplicação. Sendo um dos sectores tradicionais de maior importância para a economia portuguesa, é de salientar que a Indústria Têxtil e de Vestuário representou, em 2010, cerca de 11% do total de exportações nacionais.

Promovido pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal em representação do Clube PTIC - Portuguese Textile Innovation Cluster e com a colaboração da Associação Selectiva Moda, das Associações Empresarias de Têxtil e Vestuário e de outras entidades públicas da área da Economia, Inovação, da Ciência e Tecnologia, podem candidatar-se a este concurso todas as pessoas singulares com mais de 18 anos, empresas ou organizações (incluindo redes de organizações), desde que possuam actividade sediada em Portugal.

As categorias a concurso são: a Moda; os Têxteis-Lar; o Vestuário Funcional; os Têxteis Técnicos; e, os Serviços. O júri do concurso terá como principais critérios de selecção: originalidade e criatividade da proposta; carácter inovador da proposta nos mercados nacional e europeu; maturidade da proposta, da identificação da necessidade/oportunidade à determinação do potencial de exploração comercial no mercado internacional; e, suporte técnico-científico da proposta a concurso, nomeadamente a qualidade de especificação técnica do produto e a exequibilidade industrial.

Em cada categoria, serão atribuídos Troféus PTIC para os primeiros classificados e Menções Honrosas para os segundos lugares. O Grande Prémio Inova Têxtil (Galardão PTIC - Excelência) vai distinguir uma única entidade, a qual beneficiará de uma participação, sem quaisquer custos, na próxima edição da Modtíssimo. Todas as entidades aceites a concurso receberão Diplomas de Participação e serão consideradas como Membros Aderentes do Clube PTIC, durante um período de seis meses. Os primeiros classificados em cada uma das 5 categorias a concurso, beneficiarão também de um Plano de Negócios ou de Marketing para o produto/serviço. Todos os concorrentes receberão Diplomas Inova Têxtil.

Para se candidatarem, os interessados terão de efectuar a submissão online do formulário de candidatura devidamente preenchido e, simultaneamente, entregar provas de conceito (amostras/protótipos) ao CITEVE até às 18 horas do dia 15 de Maio de 2012 (as provas de conceito não se aplicam às candidaturas para a categoria “Serviços”).

De acordo com o regulamento do concurso, os resultados serão divulgados no dia 4 de Junho de 2012.