20 abril, 2012

Ninhos de Empresas


O IAPMEI, a Fundação de Ciência e Tecnologia, o IPJ e a Fundação da Juventude encontram-se a promover o programa Ninhos de Empresas. Os principais objectivos do programa são fomentar o apoio ao empreendedorismo jovem e contribuir para o reforço do auto-emprego, designadamente de jovens licenciados e incentivar a criação de micro-empresas.

O público-alvo dos Ninhos de Empresas são as empresas, potenciais empresários, recém-licenciados, jovens com formação profissional especializada, ou com experiência profissional comprovada, que individualmente ou em grupo, até ao limite de 4 elementos, queiram construir a sua empresa de consultadoria e serviços.

As empresas a criar instalam-se em gabinetes, pagando uma renda simbólica desse espaço, por um período de 3 anos, não renovável. Será garantido, a todas as empresas, o apoio de secretaria, reprografia e telecomunicações, auditório e sala de exposições, entre outros. Está, também, previsto um apoio técnico especializado, prestado por personalidades (patronos) que, na sua vida profissional, se tenham destacado, nos mais variados domínios. Para usufruir de todas as condições de apoio ao negócio e à actividade proporcionadas por este projecto poderão candidatar-se todos os jovens entre os 18 e os 35 anos. Esta iniciativa conta com mais de 20 anos de existência e permitiu já a criação e desenvolvimento de 500 empresas e de 2.500 posto de trabalho. Todas as informações sobre este projecto podem ser encontradas em www.fjuventude.pt/nide.