04 maio, 2012

Orçamento da UE para 2013


A Comissão Europeia lançou o projecto de orçamento para 2013 que se eleva a 138 mil milhões de euros, correspondente a um aumento de 6,8% em relação a 2012. Este aumento vem na linha do que é defendido por vários governos europeus no sentido de aumentar os investimentos conducentes ao crescimento e à criação de emprego.

A título de exemplo, serão reforçados os montantes afectados aos domínios da investigação, educação, formação, redes de energia e de transportes, bem como à melhoria da competitividade da Europa. Este aumento é também a consequência da necessidade de montantes suplementares para alguns programas em curso.

Com efeito, a Comissão Europeia tem de honrar os compromissos assumidos em orçamentos anteriores e disponibilizar os montantes que serão necessários em 2013 para assegurar a execução de vários projectos transeuropeus que reforçam a competitividade da UE.

Neste diploma está também previsto o redimensionamento de programas cujos resultados ficaram aquém das expectativas e a redução do pessoal que trabalha para União Europeia em 1%.

Grande parte do orçamento para 2013 será canalizado para programas destinados a ajudar directamente as pessoas. Nesta perspectiva, por exemplo, é proposto um reforço das verbas de um fundo destinado a facilitar o acesso por parte dos desempregados e das pessoas que correm o risco de perder o emprego a crédito para criar a sua própria empresa.

Mais informações estão disponíveis no website oficial da Comissão Europeia em: ec.europa.eu/news.