11 maio, 2012

QREN: 600 milhões de investimento em análise


No balanço dos concursos dos Sistemas de Incentivos (SI Inovação e SI Qualificação e Internacionalização) foram recebidas cerca de 500 candidaturas perfazendo um total de mais de 600 milhões de euros de investimento.

Os concursos que encerraram em Abril foram orientados para apoiar os investimentos empresariais, reforçar a capacidade competitiva das empresas nacionais nos mercados externos e estimular a reorientação do negócio para o exterior.

As candidaturas submetidas serão avaliadas considerando os critérios definidos e atendendo às dotações orçamentais disponíveis para cada concurso. As intenções ultrapassaram as dotações dos concursos, seja nos investimentos na inovação seja em investimentos mais directamente orientados para acções de internacionalização. Relativamente à inovação, 170 empresas pretendem investir cerca de 587 milhões de euros para reforçar a sua capacidade competitiva, num concurso cuja dotação de fundo FEDER (comparticipação comunitária) é de 52 milhões de euros. No SI Qualificação e Internacionalização de PME, mais de 200 empresas apostam maioritariamente em estratégias de prospecção de mercados e participação em mercados internacionais, correspondendo a um total de 100 milhões de euros de investimento.

Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados entre os meses de Julho e Agosto de 2012.