11 maio, 2012

Sistema de Apoio a Acções Colectivas - FP7 (alterações)


O Aviso de Abertura Acções Colectivas - 7º Programa Quadro (SIAC-7ºPQ) tem como objectivo principal incentivar a participação das empresas em programas internacionais de I&DT. Reconhece-se que a capacitação e internacionalização das empresas, em particular das PME, e das entidades do sistema científico e tecnológico, através da sua participação em redes internacionais de I&DT representa um contributo importante para a complementaridade de competências, experiências e recursos para responder a novos desafios científicos e tecnológicos. 

O programa sofreu algumas alterações de forma a garantir uma melhor articulação com os calendários das calls do 7º Programa Quadro de I&DT da União Europeia. A principal alteração está então relacionada com a criação de duas fases de candidatura: 1º fase de 27 de Fevereiro a 18 de Maio de 2012 e a 2ª fase de 19 de Maio a 31 de Agosto.

Os beneficiários são entidades sem fins lucrativos do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e as associações empresariais. São susceptíveis de apoio os projectos que visem potenciar a participação de empresas nacionais em programas europeus enquadrados no 7.º PQ I&DT, e que incluam as seguintes componentes: participação em redes e organizações internacionais que promovam a participação das empresas no 7º PQ I&DT, nomeadamente das plataformas tecnológicas europeias; campanhas de sensibilização, informação e demonstração junto das PME; e, assistência técnica e apoio na elaboração e negociação de candidaturas.

O regulamento do aviso de candidatura está disponível em www.pofc.qren.pt.