15 junho, 2012

7º Programa Quadro de I&DT: últimas calls!


A Comissão Europeia já publicou as datas previstas para a abertura dos últimos concursos temáticos no âmbito do 7º Programa-Quadro de I&DT. Este é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração.

O 7º Programa-Quadro de I&DT divide-se em quatro principais áreas temáticas: Cooperação, Ideias, Pessoas e Capacidades. Dentro do programa Cooperação perspectiva-se a abertura de inúmeros concursos nas mais diversas áreas: saúde, alimentação, agricultura, pescas e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanociências, nanotecnologias, materiais e novas tecnologias de produção, energia, ambiente (incluindo alterações climáticas), transportes (incluindo aeronáutica), ciências socioeconómicas e ciências humanas, espaço e segurança. No programa de Ideias está prevista a abertura de um concurso. Na vertente Capacidades, serão abertos concursos temáticos de infra-estruturas de investigação e investigação para benefício das PME.

As candidaturas estarão abertas a partir do próximo mês de Julho, tendo as empresas entre 2 a 4 meses, dependendo do concurso, para apresentar as suas candidaturas. Estes são os últimos concursos deste Programa-Quadro da União Europeia a vigorar no período 2007-2013. Os projectos que não forem apresentados nestas últimas calls terão de esperar pela abertura do novo Programa-Quadro para 2014-2020, o qual estará em sintonia com a estratégia Europa 2020.

Mais informações sobre o 7º Programa-Quadro podem ser consultadas em cordis.europa.eu/fp7 ou através do website do Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro de I&DT em Portugal.