01 junho, 2012

Instrumento Europeu de Microfinanciamento


A União Europeia disponibilizou mais um instrumento de microfinanciamento, denominado Progress. Este programa não financia directamente as novas empresas, mas ajuda os organismos de microfinanciamento a conceder empréstimos e/ou garantias às novas empresas.

Para poderem obter um empréstimo, inferior a 25 mil euros, ao abrigo do Progress, os candidatos deverão estar numa das seguintes situações: ter intenções de criar o seu próprio emprego ou criar uma microempresa; estar desempregado; ou, possuir dificuldade em aceder ao crédito normal, quer seja por ser mulher, jovem, idoso, pertencer a um grupo minoritário ou possuir alguma deficiência. Os interessados devem contactar um organismo de microfinanciamento no seu país que tenha sido seleccionado como intermediário. No caso português deverão contactar o Banco Millenium BCP.

O programa de microfinanciamento enquadra-se nos objectivos da estratégia Europa 2020 da União Europeia para o crescimento e o emprego, que visa aumentar a percentagem de população activa para 75% e tirar da pobreza 20 milhões de pessoas.

Para mais informações, consultar o website: ec.europa.eu.