15 junho, 2012

PME Crescimento já aprovou créditos de mil milhões


Foram já aprovadas pela banca cerca de 9 mil operações de crédito a Pequenas e Médias Empresas ao abrigo da Linha PME Crescimento, num montante que atinge os 1.075 milhões de euros. Esta linha de crédito foi lançada em Janeiro deste ano com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento das empresas nacionais, como garantia de reforço da sua liquidez e capacidade de investimento e dirige-se às micro e pequenas empresas e às empresas exportadoras. 

Com um montante global de 1.500 milhões de euros, apresenta dotações diferentes de acordo com a tipologia de empresa, incluindo as dotações específicas de 500 milhões (para as empresas exportadoras) e de 250 milhões de euros (para as micro e pequenas empresas). Existem ainda montantes máximos do financiamento a atribuir por empresa: para as empresas PME Líder o montante máximo é de 1,5 milhões de euros, para as micro empresas é de 25 mil euros e para as pequenas empresas é de 50 mil euros. As empresas interessadas deverão apresentar a sua candidatura em qualquer um dos Bancos protocolados e os spreads podem variar entre 4,813% e 5,375%.

Com recurso a garantias do Estado, através do sistema nacional de garantia mútua, a Linha PME Crescimento contempla o apoio a novos investimentos em activos fixos corpóreos ou incorpóreos e o reforço do fundo de maneio ou dos capitais permanentes das empresas.