13 julho, 2012

7º Programa-Quadro de I&DT: candidaturas abertas!


Estão oficialmente abertas as candidaturas a projectos no âmbito do 7º Programa-Quadro de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico. Este é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração.

As novas candidaturas abrangem diversas temáticas: saúde, alimentação, agricultura, pescas e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanociências, nanotecnologias, materiais e novas tecnologias de produção, energia, ambiente (incluindo alterações climáticas), transportes (incluindo aeronáutica), ciências socioeconómicas e ciências humanas, espaço e segurança.

Dependendo do concurso, as entidades interessadas em apresentar as suas candidaturas têm entre 2 a 4 meses para o fazer. Estes são os últimos concursos deste Programa-Quadro da União Europeia a vigorar no período 2007-2013. Os projectos que não forem apresentados nestas últimas calls terão de esperar pela abertura do novo Programa-Quadro para 2014-2020, o qual estará em sintonia com a estratégia Europa 2020.

Todas as informações sobre os novos concursos podem ser consultadas no website do Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT em Portugal através do endereço www.gppq.mctes.pt.