07 setembro, 2012

QREN: Projectos Conjuntos para a Internacionalização


Encontra-se a decorrer a 1.ª fase do período de apresentação de candidaturas ao “Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionali­zação de PME - Pro­jectos Conjuntos”. Com uma dotação global de 63 milhões de euros, o concurso apoia investimentos na área da promoção in­ternacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Os projectos candidatos deverão visar a promoção da competitividade das empresas, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global. 

A primeira fase de candidaturas decorre até ao dia 31 de Outubro de 2012 e tem disponí­veis 29 milhões de euros. A segunda fase de candidaturas a este programa estará aberta entre o 22 de Abril de 2013 e 15 de Julho de 2013 e conta com uma dotação de 34 milhões de euros.

O concurso abrange todas as regiões NUTS II do Con­tinente, podendo candidatar-se associações empresariais, enti­dades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, entidades públicas com competências específicas diri­gidas a PME e empresas organizadoras de feiras e con­gressos que promovam atividades dirigidas ao merca­do internacional (CAE 82300).