11 outubro, 2012

Formação Profissional Financiada: inscrições abertas!


Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em formação financiada. O Código de Trabalho actualmente em vigor prevê a obrigatoriedade de formação nas empresas. De acordo com as normas estabelecidas, as empresas são obrigadas a fornecer um mínimo de 35 horas de formação certificada a pelo menos 10% dos trabalhadores com contrato sem termo. O não cumprimento do disposto no Código de Trabalho poderá, entre outras penalizações, dar origem a contra-ordenações graves, com consequências legais e financeiras previstas.

Neste contexto, existe um conjunto de entidades formadoras devidamente certificadas que estão a disponibilizar acções de formação financiada no âmbito do POPH - Programa Operacional Potencial Humano. Na Região Norte, em especial no distrito de Braga, destacam-se como principais entidades certificadas: a Fundação Bonfim, a XZ Consultores, o Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, a Cefolgest, a Forma-Valor, a Bragaconta, a Homens e Métodos e a Key People.

As formações em causa são gratuitas e abrangem diversas áreas de estudo, nomeadamente: línguas estrangeiras, gestão de recursos humanos, legislação laboral, liderança e gestão de equipas, informática na óptica do utilizador, gestão da qualidade, higiene e segurança no trabalho, avaliação e controlo de riscos, saúde e socorrismo, comunicação e atendimento, expressão plástica e musical, entre outras.

As entidades interessadas deverão contactar directamente as entidades formadoras responsáveis, de forma a obterem informações mais detalhadas a este respeito.