23 novembro, 2012

Passaporte Empreendedorismo


O Governo acaba de lançar um novo apoio à criação do próprio emprego. A nova medida, denominada Passaporte Empreendedorismo, está integrada no Programa Impulso Jovem que apresenta um conjunto alargado de medidas de combate ao desemprego, de apoio à empregabilidade jovem e às PMEs.

Esta nova iniciativa dirige-se fundamentalmente: aos jovens até aos 30 anos com licenciatura concluída há menos de 3 anos; aos jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento e inscritos nos Centros de Emprego há mais de 4 meses; e, aos jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento.

A medida pretende promover o empreendedorismo entre os jovens através da disponibilização de informação agregada sobre mecanismos de apoio e outros instrumentos nacionais e europeus, públicos e privados relevantes. Os jovens empreendedores terão ainda direito a assistência técnica no desenvolvimento do modelo de negócio e na execução do plano de negócios para projectos com um elevado grau de complexidade e à promoção de acesso a mecanismos financeiros de crédito e de capital de risco, mediante aprovação do projecto pelas entidades competentes. Para além destes apoios, a medida prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 691,71 euros, durante um período mínimo de 4 meses até um máximo de 12 meses.

Os projectos em análise deverão ser inovadores, ter um potencial de crescimento e responder a uma necessidade de mercado. As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio disponibilizado pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

Mais informações sobre este apoio disponíveis em www.impulsojovemportugal.pt.