21 dezembro, 2012

IAPMEI anuncia 350 milhões para pequenas e médias empresas


O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a Caixa Geral de Depósitos vão assinar um protocolo com vista a disponibilizar 350 milhões de euros para recapitalização das empresas. Assim sendo, no âmbito do Orçamento de Estado para 2013, a linha de crédito “PME Crescimento” vai ter o valor mínimo de dois mil milhões de euros, estando pela primeira vez aberta às empresas cujo CAE - Código de Actividade Económica pertença ao sector primário, casos da agricultura ou agro-indústria.

Para o IAPMEI, desde que a crise se instalou no país, tem-se verificado da parte da banca uma aversão ao risco, agravada com as condições impostas no seguimento do acordo com a “troika”, o que afectou particularmente as pequenas e médias empresas. Torna-se por isso necessário garantir o acesso ao investimento, não apenas através do acesso a crédito bancário, mas também ao nível da revitalização das empresas.

A linha de crédito PME Crescimento visa apoiar as micro e pequenas empresas e as empresas exportadoras e contempla o apoio ao nível de investimentos em activos fixos tangíveis, activos intangíveis ou o reforço em fundo de maneio ou dos capitais permanentes.