11 janeiro, 2013

CoopJovem: Apoio à contratação e ao empreendedorismo


O CoopJovem, cuja regulamentação foi recentemente publicada em Diário da República, está integrado no Programa Impulso Jovem e surge como um programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a apoiar os jovens na criação de cooperativas ou em projetos de investimento que envolvam a criação líquida de postos de trabalho em cooperativas agrícolas existentes.

São destinatários do programa, jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que possuam, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade, interessados em criar uma nova cooperativa com um mínimo de cinco e um máximo de nove cooperadores. São também destinatários os empreendedores entre os 18 e os 40 anos com, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade, que pretendam criar, com o limite máximo de nove jovens agricultores, uma cooperativa agrícola ou uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes que tenham até 10 trabalhadores.

O programa estabelece três iniciativas: acesso a uma bolsa para desenvolvimento do projeto, apoio técnico e acesso a crédito bonificado ao investimento no âmbito do MicroInvest. A bolsa tem o valor máximo mensal de 1,65 vezes o valor correspondente ao IAS - Indexante de Apoios Sociais para jovens com ensino superior completo, o valor máximo de 1,3 vezes o valor correspondente ao IAS para jovens com o ensino secundário completo e o valor máximo de 1 vez o IAS para jovens sem o ensino secundário completo, a atribuir por um período mínimo de 2 meses e até ao máximo de 6 meses.

As candidaturas ao CoopJovem devem ser submetidas através de um formulário que será brevemente disponibilizado pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade que será responsável pela validação dos projetos.

Mais informações sobre o programa CoopJovem disponíveis em www.impulsojovemportugal.pt.