15 fevereiro, 2013

QREN SI Qualificação e Internacionalização de PME: candidaturas da fase II!


As candidaturas à segunda fase de alguns dos concursos QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 terminam já no próximo mês de março. De entre os novos programas de incentivo disponibilizados, encontra-se o SI Qualificação e Internacionalização de PME (projetos individuais) que tem como principal objetivo capacitar e dotar as PME com os instrumentos necessários para a atuação no mercado global.

Este sistema de incentivos apoia investimentos empresariais que reforcem a capacidade e a operacionalidade das empresas no mercado externo, aumentando e promovendo a sua competitividade.

São suscetíveis de apoio os projetos de investimento que reforcem a posição do tecido empresarial português no mercado internacional. No âmbito deste programa de apoio e incentivo são elegíveis: despesas com recursos humanos; despesas em ações de prospecção de novos mercados e clientes; aquisição de equipamentos informáticos e software necessários ao desenvolvimento do projeto; aquisição de equipamento que permita à empresa superar as normas em matéria de ambiente; estudos, diagnósticos, auditorias e planos de marketing; investimentos nas áreas de eficiência energética e energias renováveis; despesas inerentes à implementação de sistemas de gestão da qualidade; e, despesas com a criação e desenvolvimento de insígnias, marcas e colecções próprias.

As candidaturas à segunda fase do Sistema de Incentivo “Qualificação e Internacionalização de PME” encontram-se abertas até ao próximo dia 20 de março. Todas as informações sobre este e outros programas de incentivos estão disponíveis em www.incentivos.qren.pt.