24 maio, 2013

Comissão Europeia lança concurso "Eco-innovation"


A Comissão Europeia lançou recentemente um convite à apresentação de propostas, para colocar no mercado soluções ambientais, disponibilizando 31,5 milhões de euros de financiamento para apoiar os melhores projetos no domínio da eco-inovação.

A iniciativa “Eco-innovation” é financiada pelo PCI - Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação, o qual dispõe de um orçamento na ordem dos 220 milhões de euros para o período 2008-2013. O programa, gerido pela Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação, visa apoiar produtos tecnologicamente comprovados e que promovam uma melhor utilização dos recursos naturais da Europa.

Os 45 melhores projetos serão cofinanciados até 50% para colocar no mercado soluções ambientais inovadoras nas seguintes áreas: reciclagem de materiais; água; produtos de construção sustentáveis; atividades “verdes”; e, produtos alimentares e bebidas. Os principais destinatários deste programa são todas as entidades legalmente estabelecidas nos países elegíveis, mas com especial enfoque para as PME’s do sector privado que desenvolveram produtos, processos ou serviços ecológicos inovadores, mas que têm dificuldade em lançá-los no mercado. 

As empresas podem apresentar propostas até ao dia 5 de setembro de 2013, unicamente por via online. Mais informações sobre o programa, disponíveis em ec.europa.eu/ecoinnovation.