31 maio, 2013

Innovation Scoring: autodiagnóstico para a inovação


A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação desenvolveu em conjunto com o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, uma ferramenta de autodiagnóstico dedicada à inovação denominada “Innovation Scoring”. Trata-se de um instrumento estratégico de apoio à gestão empresarial, que visa estimular as empresas a desenvolverem inovação de uma forma mais sistemática, eficiente e eficaz.

Disponível desde 2008, esta ferramenta online permite às empresas efetuar, de forma livre e gratuita, o autodiagnóstico das suas capacidades e desempenho de inovação. O Innovation Scoring pretende contribuir para a reflexão estratégica das empresas, ou outras organizações, sobre a capacidade de inovação instalada e sobre os processos de inovação, sendo um importante exercício para identificar áreas chave que necessitam de planos de melhoria.

O Innovation Scoring possibilita ainda às empresas candidatar-se quer ao Prémio Inovação COTEC-BPI, quer à integração (ou manutenção) na Rede de PME Inovação COTEC. Através do IAPMEI, o sistema oferece também a possibilidade às empresas de terem acesso privilegiado a informação estratégica, incluindo legislação nacional e comunitária, bem como a um vasto conjunto de serviços especializados no âmbito da Enterprise Europe Network. Simultaneamente, as empresas contam ainda com assistência empresarial personalizada (no âmbito da formulação de estratégias de crescimento) e com coaching para candidatura ao Estatuto PME Excelência. Para mais informações, consultar www.innovationscoring.pt.