14 junho, 2013

Plataforma i-PME fomenta a internacionalização


A AEP - Associação Empresarial Portuguesa encontra-se a promover o projeto i-PME, cujo objetivo é apoiar o incremento da competitividade das PME nacionais através do fornecimento da informação atempada e necessária para a definição de estratégias de abordagem aos mercados angolano, brasileiro e moçambicano (numa primeira fase) e global (numa segunda etapa).

Esta iniciativa arrancou com Angola, em 2010, e teve grande êxito, pelo que a AEP, em colaboração com o COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, estendeu a iniciativa ao Brasil e a Moçambique. Atualmente, esta rede colaborativa para a internacionalização conta com cerca de 300 empresas, a maioria das quais portuguesas. Entre outras facilidades, dispõem de um balcão virtual apto a facultar informação sobre as economias de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

O objetivo é incrementar as exportações portuguesas, potenciando o efeito económico bilateral, e melhorar a informação dos decisores empresariais envolvidos em processos de internacionalização nos países lusófonos. O estabelecimento desta rede de cooperação diminui os fatores de risco e proporciona às empresas a operar nestes países acesso a informação empresarial, contextual, regional e local, de forma estruturada, personalizada e com valor acrescentado. As empresas que pretendam obter mais informação sobre este projeto poderão fazê-lo através do website ipme.aeportugal.pt.