13 setembro, 2013

Concurso para cidades com melhor ecossistema de inovação


A Comissão Europeia acaba de lançar o primeiro concurso destinado a selecionar a Capital Europeia da Inovação, ou iCapital. Trata-se de uma iniciativa que visa distinguir a cidade que está a construir o melhor “ecossistema de inovação”, reunindo cidadãos, organizações públicas, universidades e empresas.

O iCapital surge no seguimento do objetivo da UE - União Europeia ser uma “União da Inovação”, tendo em conta que a inovação é vital para o crescimento económico e competitividade das empresas e está no centro do próximo programa de investigação e inovação da UE - estratégia Europa 2020, cuja incidência será sobretudo no financiamento de toda a “cadeia de inovação”.

As cidades serão avaliadas, tendo em conta as suas iniciativas e realizações até à data, bem como as ideias que venham a ter para incentivar a capacidade de inovação, demonstrando que adotam uma estratégia global inovadora, inspiradora, integrada e interativa. Podem candidatar-se todas as cidades de qualquer Estado-Membro da UE ou país associado ao Programa-Quadro de Investigação. O prémio recompensa cidades com mais de 100 mil habitantes e que desenvolvem iniciativas desde, pelo menos, 1 de janeiro de 2010. Nos países em que nenhuma cidade tenha mais de 100 mil habitantes, pode candidatar-se o centro urbano de maior dimensão. Será atribuído à cidade vencedora, um prémio de 500 mil euros, destinado à promoção dos seus esforços.

As candidaturas podem ser entregues até ao próximo dia 3 de dezembro de 2013. Mais informações, regulamento e condições de candidatura, podem ser consultados em ec.europa.eu.