26 dezembro, 2013

Novos pacotes de apoio para projetos nas áreas da Cultura e das Artes Criativas


A União Europeia vai disponibilizar no próximo ano cerca de 170 milhões de euros para apoiar a criatividade europeia e o setor cultural. Estes apoios inserem-se no programa Europa Criativa que vem substituir os programas Media, Media Mundus e Cultura.

O novo Programa Europa Criativa, proposto pela CE - Comissão Europeia a 23 de novembro de 2011 foi aprovado pela Comissão Parlamentar da Cultura no passado dia 5 de novembro. As candidaturas para o próximo ano, para algumas das áreas, estão já em curso e as datas limites para apresentação dos projetos são já conhecidos. Os projetos deverão ser apresentados por associações culturais, festivais, teatros e distribuidores cinematográficos, entre outras organizações. No período 2014-2020, o programa Europa Criativa pretende proporcionar financiamento para projetos transnacionais que permitirão que 250 mil artistas e profissionais da cultura atinjam novas audiências no estrangeiro. 

A partir de 2016, o programa Europa Criativa irá ter um novo mecanismo de garantia financeira, que permitirá às pequenas e médias empresas dos setores culturais e criativos acederem a empréstimos bancários até ao montante de 750 milhões de euros. Toda a informação sobre as áreas com candidaturas abertas pode ser encontrada em ec.europa.eu.