19 dezembro, 2013

Quadrilátero Urbano: Internacionalização e Promoção Territorial


O estudo estratégico “Internacionalização do Quadrilátero e Projeção de Estratégias Futuras de Promoção do Território” desenvolvido para o “Quadrilátero Urbano” foi oficialmente apresentado no dia 13 de dezembro nas instalações da Associação Industrial do Minho. A sessão de apresentação contou com a presença de inúmeras personalidades importantes da região e com os representantes das entidades que contribuíram para o plano de estudos e metodologias cujo principal objetivo é lançar as bases para a plataforma de cooperação entre Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão para captação de investimento.

A EDIT VALUE® Consultoria Empresarial apresentou na sessão de divulgação o estudo que desenvolveu em torno de dois objetivos principais: identificar e avaliar os projetos de internacionalização bem-sucedidos das empresas localizadas no território; e, estabelecer um conjunto de estratégias e ações futuras de promoção territorial com vista à sua internacionalização e à atração de Investimento Direto Estrangeiro.

O território do Quadrilátero representa 9% das exportações portuguesas e 25% das exportações do Norte, pelo que se afigura essencial a dinamização deste território e a importância do mesmo para a economia nacional. O estudo propõe algumas ações futuras de promoção do território, nomeadamente a especialização de uma estrutura regional no marketing territorial e na internacionalização do território, uma maior ligação entre entidades do sistema académico e tecnológico e o tecido empresarial e a criação de redes/espaços de excelência para fomentar o empreendedorismo e os negócios. Além disso, é ainda realçada a importância de garantir um sistema integrado de mobilidade e de transportes nos quatro concelhos do Quadrilátero e de promover a qualificação e atratividade do ambiente urbano das cidades que compõem o Quadrilátero. O estudo pode ser consultado em www.editvalue.com.