29 janeiro, 2014

Encontrar Talentos, missão impossível?


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é impreterível que os indivíduos apresentem um leque variado não só de competências técnicas mas também transversais. Esta realidade resulta de atualmente existirem mais pessoas à procura de trabalho do que empregos disponíveis, o que confere às entidades recrutadoras a possibilidade de serem mais minuciosas no momento de fazer a sua escolha.

Não obstante, não deixa de ser uma árdua tarefa decifrar quem representa a melhor opção para a empresa. Uma potencial solução para este problema passa por investir não em recrutar talentos certos mas sim em atraí-los, note-se que empresas como a Google e a Apple tem sempre uma vasta lista dos melhores trabalhadores a quererem ser colaboradores.

Por conseguinte, é preciso ser capaz de adaptar as práticas destas gigantes do Sillicon Valley às empresas de menor dimensão. Num primeiro momento importa identificar quais os trabalhadores que melhor se adequam à realidade da empresa, uma vez que não existe um padrão para o trabalhador ideal. Cada empresa terá um conjunto de competências que mais valoriza nos seus colaboradores, é preciso estar consciente de quais são de modo a saber o que procurar.

Outra estratégia passará por contratar talentos que não foram ainda descobertos. Intuitivamente os recrutadores tendem a ter preferência por trabalhadores que tem já experiência comprovada na área e, frequentemente, não prestam atenção suficiente ao talento com que se deparam. Assim, manter uma mente aberta a todas as possibilidades poderá ter um retorno superior ao esperado.

Por fim, os empregadores devem ter cuidado com quem promovem. Promover a pessoa certa implica uma análise minuciosa do seu percurso, assegurando, assim, que se está a compensar alguém que teve o comportamento correto. Note-se que dar uma oportunidade a alguém que não age da melhor maneira poderá comprometer o desenvolvimento e ambiente na organização.

Estas são apenas algumas das práticas que poderão contribuir para que a empresa atraia o talento certo. A EDIT VALUE® Formação Empresarial dispõe de um conjunto integrado de soluções que lhe permitem atrair, reter, desenvolver e gerir os talentos da sua organização.


Sandra Araújo
Administradora
Consultora-Formadora
EDIT VALUE® Formação Empresarial