06 fevereiro, 2014

AT disponibiliza Guia de Preenchimento Modelo 3 de IRS


A AT - Autoridade Tributária disponibilizou recentemente o guia de preenchimento da Modelo 3 de IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, no sentido de apoiar os contribuintes que pretendam enviar a sua declaração de rendimentos pela internet.

O documento foi disponibilizado em www.portaldasfinancas.gov.pt e contém informações muito relevantes para os contribuintes, constituindo-se um guia muito útil e apresentando a informação sobre rendimentos, deduções à coleta, benefícios fiscais e taxas de forma simplificada e de fácil perceção. Tal como em anos anteriores, a 1.ª fase da entrega declarativa do IRS por internet decorre de 1 a 30 de abril de 2014, aplicando-se aos casos em que apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente (Categoria A) e/ou pensões (Categoria H). A 2.ª fase destinada à entrega das declarações de rendimentos para efeitos de IRS decorre entre os dias 1 e 31 de maio de 2014, abrangendo os casos em que foram também obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s): Categoria B - Rendimentos Empresariais e Profissionais; Categoria E - Rendimentos de Capitais; Categoria F - Rendimentos Prediais; e/ou, Categoria G - Incrementos Patrimoniais, mesmo que cumulativamente com rendimentos do trabalho dependente (Categoria A) e/ou pensões (Categoria H).

No caso das declarações entregues em suporte papel, os prazos são ligeiramente diferentes, ou seja, durante o mês de março deverão ser declarados os rendimentos das categorias A e/ou H, exclusivamente, e durante o mês de abril, os rendimentos de outras categorias.