20 fevereiro, 2014

IAPMEI distingue as PME Excelência 2013


São 1103 as empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2013, um instrumento de reputação criado pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, que visa sinalizar as pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores. As empresas que obtiveram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2012 e que conseguiram manter-se competitivas num contexto económico exigente, com crescimento e consolidação de resultados foram reconhecidas com a atribuição deste estatuto. No seu conjunto, as PME Excelência 2013 são responsáveis por mais de 43 mil postos de trabalho direto e geraram um volume de negócios superior a 5,8 mil milhões de euros em 2012, o que representou um crescimento médio de 9%, face ao exercício anterior.

Com um ativo líquido global de 4,4 mil milhões de euros, as PME Excelência 2013 apresentam uma autonomia financeira média de 52,6% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios, do ativo e das vendas de, respetivamente, 17%, 9% e 6,9%. O contributo destas empresas para as exportações foi de 1,7 mil milhões de euros em 2012, valor que representou um crescimento de 27% relativamente ao ano anterior. Tratam-se de empresas que tiveram um crescimento de 31,7% nos seus resultados líquidos e que viram aumentar o seu ativo em 11%.

Associadas a este estatuto estão condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado. A seleção das PME Excelência é feita anualmente a partir do universo das PME Líder, criando um instrumento de visibilidade acrescida para o grupo de empresas que em cada ano se destaque pelos melhores resultados. Mais informações em www.pmelider.pt.