25 abril, 2014

Observatório apresenta resultados nacionais sobre a Satisfação do Colaborador


O Observatório Nacional de Recursos Humanos vai apresentar a 7 de maio de 2014, em Lisboa, os resultados referentes ao ano de 2013 dos índices Nacionais de Referência relativos à Satisfação, à Lealdade e ao Envolvimento dos colaboradores de organizações públicas e privadas.

Este observatório constituiu-se com o objetivo de desenvolver um sistema de avaliação e compreensão dos fatores conducentes à satisfação, lealdade e envolvimento dos colaboradores, baseado num conjunto de indicadores disponibilizados anualmente. Estes referenciais servem como parâmetros de comparação de valores e resultados a outras empresas que pretendam implementar e desenvolver modelos de avaliação da satisfação dos colaboradores e referenciais da qualidade e excelência. Por outro lado, os resultados apresentados permitem identificar, de um modo muito pragmático, domínios concretos de intervenção prioritária e implementação de ações de melhoria, convertendo assim a avaliação da satisfação dos colaboradores numa poderosa e eficaz ferramenta de gestão de recursos humanos. Os resultados foram aferidos mediante a resposta dada pelos colaboradores de múltiplas organizações de referência nacional e internacional, integradas tanto no setor público como no setor privado e envolvidas neste projeto.

O objetivo primordial do evento passa por sensibilizar as empresas e organizações para a importância e o impacto da eficácia da comunicação, da satisfação e da confiança entre as diferentes equipas na performance laboral e a necessidade de monitorizar a satisfação dos colaboradores. Revela-se essencial que as organizações tenham a consciência que o alcance de resultados e a qualidade do serviço ou produto depende da sua capacidade para criarem atmosferas de confiança, já que sem esta arriscam-se a ter menos 30 a 50% da performance das suas equipas de trabalho.