03 abril, 2014

Passaporte Empreendedorismo: Candidaturas abertas!


O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação acaba de lançar uma nova fase de candidaturas à medida Passaporte para o Empreendedorismo, cujo principal objetivo é incentivar jovens com formação universitária a desenvolver as suas ideias para projetos empresariais. Até ao momento, esta medida já apoiou cerca de 850 jovens no desenvolvimento dos seus projetos empresariais, tendo algumas das ideias apoiadas dado origem à criação de novas empresas.

Esta iniciativa dirige-se, fundamentalmente: aos jovens até aos 30 anos com licenciatura concluída há menos de 3 anos; aos jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento e inscritos nos Centros de Emprego há mais de 4 meses; e, aos jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento. A medida pretende promover o empreendedorismo através da disponibilização de informação agregada sobre mecanismos de apoio e outros instrumentos nacionais e europeus, públicos e privados relevantes. Os jovens empreendedores terão ainda direito a assistência técnica no desenvolvimento do modelo de negócio e na execução do plano de negócios para projetos com um elevado grau de complexidade e à promoção de acesso a mecanismos financeiros de crédito e de capital de risco, mediante aprovação do projeto pelas entidades competentes. Para além destes apoios, a medida prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 691,71 euros, durante um período mínimo de 4 meses até um máximo de 12 meses.

As candidaturas estão abertas até 15 de maio de 2014, através de um formulário próprio, disponível em www.passaporteempreendedorismo.pt. De realçar que dada a elevada adesão às fases anteriores, nomeadamente na região Norte, a aprovação das candidaturas nesta região está condicionada à existência de disponibilidades orçamentais.