01 abril, 2014

Trabalhador empenhado ou workaholic?


A sociedade envolvente tem vindo a desenvolver o conceito de que trabalhar arduamente e não ter pudor a trabalhar mais horas do que as inicialmente estipuladas, é um dos fatores responsáveis pelo sucesso de uma empresa. Não obstante, é necessário salientar que existe uma grande diferença entre trabalhadores empenhados e os chamados workaholic.

Explanamos aqui a grande diferença. Por um lado temos um workaholic, uma pessoa que trabalha compulsivamente, que não tem qualquer objeção em abdicar dos seus fins de semana e período de férias. Antagonicamente, um trabalhador empenhado representa alguém produtivo, que cumpre os seus objetivos e, caso se justifique, está disponível para trabalhar mais horas antes da entrega de algum projeto. Assim, tem capacidade de manter um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Aparentemente irrelevante na ótica da empresa, mas a realidade é que esta também será afetada. Não só porque terá trabalhadores insatisfeitos, dado que estarão a negligenciar a sua saúde e vida pessoal, mas também porque um workaholic é alguém que está constantemente a tentar ser melhor que os seus colegas, o que poderá ser um obstáculo ao trabalho em equipa.

Por conseguinte, num contexto em que a diferença entre tempo de trabalho e de descanso é cada vez mais ténue, é crucial estipular limites do que é razoável no ambiente de trabalho. A título de exemplo podemos apontar pequenas medidas como impor uma hora de almoço ou incentivar os trabalhadores a saírem após oito horas de trabalho.

Deste modo, não só o trabalhador deverá ser capaz de levar a cabo uma autoanálise, mas também a empresa deverá ter atenção ao comportamento dos seus colaboradores e proceder a alterações estruturais sempre que tal seja pertinente.

Sofia Alves
Consultora
EDIT VALUE® Formação Empresarial