10 julho, 2014

Governo reabre e melhora condições de acesso ao Investe QREN


O governo português reabriu o acesso ao financiamento do Investe QREN, no valor de 500 milhões de euros, e atualizou as condições de acesso e de utilização dos financiamentos no âmbito da 2ª tranche do Empréstimo-Quadro conforme Despacho n.º 7896/2014, de 18 de junho, com o objetivo de agilizar a execução de projetos no âmbito do apoio às empresas. À linha de financiamento ao investimento empresarial, reaberta pelo governo, acresce igual montante disponibilizado pelo conjunto dos bancos aderentes, possibilitando a melhoria significativa da taxa de juro, bem como o aumento dos prazos de financiamento.

As novas condições fixadas em despacho possibilitam às empresas benefícios acrescidos face à regulamentação anterior, permitindo oferecer um financiamento a taxa de juro variável cujo spread, no caso das PME, passa para um intervalo entre 2,18% e 2,68%. Estabelece-se ainda prazos de carência de capital de 1 a 3 anos, o alargamento do prazo de financiamento para 10 anos e a eliminação do limite de 4 milhões de euros como montante máximo de financiamento por empresa.

Estes apoios enquadram-se no âmbito do financiamento da contrapartida nacional de operações aprovadas no âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, e cofinanciadas pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ou pelo FC - Fundo de Coesão através do recurso a financiamento pelo Empréstimo Quadro do BEI - Banco Europeu de Investimento.