16 julho, 2014

Porquê a avaliação do Clima Organizacional?


A crescente alteração do contexto laboral incrementa a necessidade das empresas atenderam à valorização das Pessoas por serem ativos singulares, escassos, valiosos e com potencial de ação estratégica. A gestão estratégica traça a necessidade de se apostar continuamente nos ativos intangíveis reforçando o contributo das best practice de Recursos Humanos para o alinhamento das Pessoas à organização.

Por conseguinte, está cada vez mais cimentada a importância de desenvolver com regularidade a avaliação do clima organizacional, no sentido de compreender se os/as colaboradores/as estão alinhados/as com os objetivos que se pretendem atingir e a partir daí se traçarem metas relativas ao desempenho económico-financeiro da organização.

O clima organizacional reporta ao ambiente humano da organização, sendo um fator intangível que não pode ser tocado mas percebido psicologicamente. É o produto das interações dos colaboradores e define-se como um conjunto de caraterísticas que descrevem uma empresa e marcam a diferença em relação às restantes, com a particularidade de ser relativamente durável no tempo e, capaz de influenciar o comportamento das pessoas no contexto laboral. Situações de um clima organizacional favorável pressupõem, por exemplo, menores índices de stress, maior grau de autonomia, forte coesão grupal, suporte às chefias e baixo nível de pressão decorrente das atividades, contribuindo acentuadamente para o alcance dos objetivos organizacionais.

O sistema de avaliação do clima organizacional desenvolvido pela EDIT VALUE® Formação Empresarial é ajustado e personalizado à medida de cada cliente, permitindo conhecer os níveis de motivação e satisfação dos/as colaboradores/as através da medição de diferentes índices e quantificar as principais causas da satisfação interna. A metodologia adotada consubstancia na partilha por toda a equipa dos resultados obtidos impulsionando a participação de todos/as na definição de medidas estratégicas que reforcem o sentimento de pertença e unidade, ao mesmo tempo que se alinham os interesses coletivos à estratégia da organização. A organização cliente recebe um relatório detalhado que verte toda a informação pertinente que é possível retirar dos questionários aplicados junto dos/as colaboradores/as, sendo uma preciosa ferramenta de suporte à gestão.

A EDIT VALUE® Formação Empresarial identifica juntamente com o cliente as ações de melhoria a empreender na organização, a partir da avaliação desenvolvida, assegurando a lealdade e o envolvimento de cada elemento da equipa. Na sua qualidade de entidade externa, promove uma avaliação cuidada, transparente e isenta de subjetividade, cimentada na experiência e profissionalismo.