14 agosto, 2014

Governo cria medida “Emprego Jovem ativo”


Foi publicada, no passado dia 30 de julho, em Diário da República, a Portaria n.º 150/2014 que cria a medida “Emprego Jovem Ativo”, que consiste no desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho por jovens em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho conjuntamente com jovens mais qualificados.

Trata-se de uma medida com fortes preocupações ao nível da responsabilidade social, com a qual se pretende promover o desenvolvimento das competências sociais e relacionais, transversais ou específicas dos jovens que não possuem a escolaridade obrigatória, bem como a sua integração profissional com o objetivo de favorecer posteriores processos de qualificação escolar e profissional e melhoria das condições de empregabilidade. Por outro lado, a mobilização simultânea de jovens com qualificação de nível 6 ou superior, visando a orientação dos jovens em situação de desfavorecimento, permitirá o desenvolvimento de competências importantes, ao nível da liderança, gestão de equipas ou relacionamento interpessoal, suscetíveis de aumentar a sua empregabilidade.

Os projetos de atividade têm a duração de 6 meses e devem incorporar no máximo três jovens em situação de desfavorecimento e um destinatário com qualificação de nível 6 ou superior. Os apoios financeiros aos destinatários variam entre 70% do IAS - Indexante Apoios Sociais (no caso dos jovens em situação de desfavorecimento) e 1,3 IAS (no caso dos jovens com qualificação nível 6 ou superior) e serão comparticipados na totalidade pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. A medida “Emprego Jovem Ativo” entra em vigor 30 dias após a sua publicação.