07 agosto, 2014

Portugueses na final dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014


Pela primeira vez Portugal está entre os selecionados para disputar a final europeia dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, conforme comunicado divulgado pela Comissão Europeia. Portugal tem, entre os 22 projetos nomeados pelo júri europeu para disputar a final, as suas duas iniciativas concorrentes, o projeto “AMS - Thinking Ahead” e o concurso ”FAZ - Ideias de Origem Portuguesa” que irão disputar um lugar nas categorias de “apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos” e de “empreendedorismo responsável e inclusivo”.

O projeto ”AMS - Thinking Ahead”, uma parceria da AMS Goma - Camps com a AICEP Portugal Global consiste na criação de raiz da única fábrica europeia de papel tissue com ligação por pipeline ao seu principal fornecedor. Trata-se de uma proposta inovadora com um impacto muito significativo na atuação da empresa nos mercados externos.

O concurso ”FAZ - Ideias de Origem Portuguesa” é um concurso de ideias promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, direcionado para a diáspora portuguesa, que visa a seleção de ideias e o apoio à concretização de projetos de empreendedorismo social em Portugal.

Os prémios são promovidos pela Direção-Geral da Empresa e Indústria da Comissão Europeia, de acordo com as prioridades da estratégia Europa 2020, e pretendem distinguir projetos desenvolvidos nas áreas da promoção do espírito empreendedor, investimento em competências, desenvolvimento do ambiente empresarial, apoio à internacionalização das empresas, apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos, e empreendedorismo responsável e inclusivo.

O IAPMEI (pivot da iniciativa em Portugal) já distinguiu mais de meia centena de projetos, dos quais três estiveram entre os vencedores na final europeia do concurso: o serviço “Empresa na Hora” em 2006, na categoria “Redução de Burocracia”; e os projetos “Douro Boys” e “Portuguese Shoes - The sexiest industry in Europe” em 2012 e 2013, respetivamente, na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”.