12 setembro, 2014

Candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética


Estão abertas novas candidaturas ao FEE - Fundo de Eficiência Energética. Um instrumento financeiro destinado às empresas que tem por objetivo apoiar projetos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional.

Os três novos avisos de candidatura dizem respeito à categorias 06 - Enchimento de Pneus a Nitrogénio 2014 que apoia as medidas enquadradas na área “Transportes”, com a designação “Sistema de Eficiência Energética nos Transportes e Mobilidade Urbana”, à categoria 07 - Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável 2014 que apoia as medidas Planos de Mobilidade e Transportes (PMT)” e “Planos de Mobilidade de Empresas e Polos Geradores e Atractores de Deslocações (PMEP)” e beneficia de uma dotação orçamental de 300.000 euros e à categoria 08 - SGCIE – Incentivo à promoção da Eficiência Energética 2014. Em específico, a categoria 8 pretende apoiar: o fornecimento e instalação de isolamentos térmicos (área 1); a realização de auditorias energéticas (área 2); e, a implementação de equipamentos de gestão de consumos (área 3). No caso das áreas 2 e 3, o operador já deverá ter um ARCE - Acordo de Racionalização de Consumos de Energia aprovado pela Direção Geral de Energia e Geologia, no âmbito do SGCIE - Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.

A categoria 08, mais dirigida às empresas, prevê um apoio não reembolsável de 50% nos investimentos realizados em isolamentos térmicos e no custo das auditorias energéticas obrigatórias para operadores com consumos anuais inferiores a 1000 tep/ano. No caso da área 3, os investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia são apoiados apenas em 25%. Existem ainda limites ao nível do montante máximo de apoio a atribuir aos diferentes tipos de investimento.

As candidaturas terminam às 18 horas do dia 23 de outubro e deverão ser efetuadas através de formulário próprio, disponível no website da FEE. Mais informações sobre os avisos em vigor e as candidaturas em http://fee.adene.pt.