23 outubro, 2014

Trabalhar em Rede para dar “Novo Rumo a Norte”


A AEP - Associação Empresarial de Portugal está a concluir a sua primeira candidatura ao novo Programa Operacional Regional do Norte. O propósito é construir uma rede colaborativa com outras 40 associações em prol da competitividade das PME da região e da coesão territorial. Assim surge o “Novo Rumo a Norte”, para apoiar 10 mil empresas de 86 concelhos.

O programa visa familiarizar os empreendedores, micro, pequenas e médias empresas da região com uma nova vaga de programas comunitários que vigorarão até 2020. A iniciativa vai ser objeto de uma candidatura a cofinanciamento público através do novo programa operacional regional.

Na mesma lógica, com o “Novo Rumo a Norte” pretende-se dar corpo a uma ação coletiva de capacitação das associações empresariais de base local e regional, aproveitando sinergias e maximizando recursos, para disponibilizar a 10 mil pequenas e médias empresas, de 86 concelhos, a informação e o apoio técnico que lhes permita enquadrar o respetivo plano de investimentos nos instrumentos públicos de apoio ao seu alcance, quer à escala regional quer à escala nacional e, até, europeia - o novo programa operacional regional, Portugal 2020 e Horizonte 2020 são disso mesmo exemplos.

A Associação Empresarial de Portugal está a trabalhar no sentido de operacionalizar, já no princípio do próximo ano, uma rede colaborativa com mais de quatro dezenas de associações representativas do tecido empresarial e nortenho que contribua no terreno para incrementar a competitividade e a coesão territorial da região Norte.