14 maio, 2015

Nova linha de crédito para PME portuguesas em Angola


Acaba de ser lançada uma nova linha de crédito protocolada pelo IAPMEI, PME Investimentos, Garantia Mútua e um conjunto de 15 bancos a operar em Portugal, destinada a apoiar empresas portuguesas com processos de internacionalização em Angola.

A nova linha de crédito disponibilizará 500 milhões de euros para financiar o fundo de maneio de PME - Pequenas e Médias Empresas nacionais que comprovem ter transações comerciais com o mercado angolano. O financiamento máximo por empresa é de 1 milhão de euros, podendo atingir os 1,5 milhões de euros, no caso de empresas que possuam o estatuto de PME Líder, e assume a forma de empréstimos de curto e médio prazo, com 2 anos de amortização e 12 meses de período de carência.

As taxas de juro a aplicar serão negociadas entre as empresas e o banco. À taxa Euribor (6 meses), acresce um spread que poderá variar entre 2,250% e 3,750%. As operações contarão com uma cobertura máxima de 80% do Sistema de Garantia Mútua. As empresas interessadas na nova linha de crédito deverão contactar um dos bancos protocolados, tendo em vista a apresentação da sua candidatura. Mais informações em: www.iapmei.pt.