21 maio, 2015

Novas candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética


Estão disponíveis novas candidaturas ao FEE - Fundo de Eficiência Energética destinadas às empresas. Entre os novos avisos para candidatura encontra-se o SGCIE - Incentivo à Promoção da Eficiência Energética II. O FEE é um instrumento financeiro que apoia projetos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional.

No âmbito do SGCIE, são apoiados projetos que que conduzam ao aumento da eficiência energética por via da otimização energética dos processos de fabrico e da introdução de novas tecnologias e, especificamente, a operadores com Acordos de Racionalização dos Consumos de Energia estabelecidos com a DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia no âmbito do SGCIE.

Os incentivos a conceder dizem respeito às seguintes categorias: Categoria 1 - Investimentos realizados em medidas transversais de atuação tecnológica em motores elétricos, produção de calor e frio e eficiência do processo industrial (comparticipação do FEE até 25% das despesas elegíveis, podendo atingir o limite máximo de 65 mil euros); Categoria 2 - Investimentos realizados em equipamento e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia (comparticipação do FEE até 25% das despesas elegíveis, podendo atingir o limite máximo de 10 mil euros); Categoria 3 - Custo das auditorias energéticas obrigatórias para operadores com consumos anuais inferiores a 1000 tep - tonelada equivalente de petróleo/ano (comparticipação do FEE até 50% das despesas elegíveis, até ao limite máximo de mil euros).

Os apoios são destinados a operadores de instalações industriais que, no entanto, deverão cumprir os requisitos específicos previstos em cada categoria. O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 3 de agosto de 2015 (1ª extração) e de 1 de outubro até 1 de dezembro de 2015 (2ª extração). Mais informações em fee.adene.pt.