20 agosto, 2015

Universidades Portuguesas no topo


As Universidades do Porto, Coimbra, Lisboa, Nova e Minho são as cinco universidades portuguesas que surgem nas listas “QS - Quacquarelli Symonds” das melhores universidades do mundo por áreas de ensino e de investigação.

Há representatividade portuguesa em 20 das 36 áreas analisadas pelo “QS Top Universities”. A área onde Portugal tem mais universidades é Medicina, seguida de Engenharia Civil, Ambiente, Matemática e Línguas Modernas. A universidade portuguesa que aparece em mais áreas no “QS World University Ranking by Subject” é a Universidade do Porto: 13 áreas, seguida de Coimbra em 10, Lisboa em 7, a Nova em 5 e a do Minho numa área. A Universidade do Porto é também a que aparece mais vezes como a mais bem cotada a nível nacional.

A Universidade do Porto surge em Engenharia Química, Eletrotécnica, Mecânica, Agricultura e Silvicultura, Farmácia e Farmacologia, Ambiente, Línguas Modernas, Informática, Biologia, Medicina, Química e Matemática. A Universidade de Coimbra em Engenharia Civil, Ambiente, Geografia, História, Direito, Biologia, Química, Matemática, Medicina e Línguas Modernas. Já a Universidade de Lisboa aparece em Geografia, Línguas Modernas, Estatística, Inglês e Literatura, Matemática, Medicina e Física e Astronomia. Quanto à Universidade Nova surge em Contabilidade e Finanças, Engenharia Química, Ambiente, Medicina e Química. Por último, a Universidade do Minho consta em Engenharia Civil.

No ranking geral de universidades, a universidade portuguesa melhor colocada é a do Porto na 293ª posição, a Nova em 312º lugar, Coimbra em 351º, Lisboa entre a 501ª e a 550ª posição e a Católica entre a 601ª e a 650ª. Mais informações sobre os “rankings” de universidades de todo o mundo, publicados pela Quacquarelli Symonds, em www.topuniversities.com.