08 setembro, 2016

Internacionalização das PME (Projetos Individuais)


O sistema de apoio “Internacionalização das PME”, projetos individuais, tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade e permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

No âmbito do concurso são suscetíveis de apoio projetos de promoção da internacionalização que visem: conhecimento dos mercados externos; prospeção e presença em mercados internacionais; marketing internacional; economia digital; desenvolvimento e promoção internacional de marcas; certificações específicas para os mercados externos; e, inovação organizacional nas práticas comerciais e nas relações externas.

As candidaturas decorrem até 31 de outubro de 2016 e o limite mínimo de despesa elegível por projeto é de 25 mil euros. O incentivo a conceder no âmbito do “Internacionalização das PME” assume a natureza de incentivo não reembolsável (“fundo perdido”) e é calculado com base na aplicação de uma taxa de 45% às despesas consideradas elegíveis. Mais informações em www.portugal2020.pt.