10 novembro, 2016

Monitor da Educação e da Formação 2016


O Monitor da Educação e da Formação retrata a evolução anual dos sistemas de educação e formação da Europa através da análise de um amplo conjunto de dados. Mede os progressos da Europa no cumprimento do objetivo para a Educação da estratégia Europa 2020.

A edição 2016 do Monitor da Educação e da Formação revela progressos rumo a objetivos importantes da UE - União Europeia, mas sublinha igualmente a necessidade de os Estados-Membros tornarem os seus sistemas de ensino mais adequados e inclusivos. No que toca ao investimento na educação, os dados mais recentes revelam que a despesa pública com a educação na UE começou de novo a crescer, após 3 anos consecutivos de contração. A nível da UE, o investimento público na educação cresceu 1,1 % ao ano.

A Europa é um palco de mudanças a nível da educação: a Áustria criou classes de transição no ensino e formação profissionais e no ensino geral; a Alemanha está a ponderar o recrutamento de mais de 40 mil professores e milhares de assistentes sociais para apoiar a criação de cerca de 300 mil novas vagas no sistema de ensino; a Suécia alterou as regras sobre o acolhimento e a escolarização de novos alunos, criando um sistema precoce de avaliação de competências (nos 2 meses seguintes à chegada à escola); a Finlândia tem fomentado o apoio financeiro aos municípios para organizarem classes preparatórias; a França prevê a implementação de um programa para abrir as escolas aos pais para facilitar a integração, entre outras iniciativas; e, a Bélgica aumentou a capacidade das classes de acolhimento e o número de professores de línguas.

Mais informações poderão ser consultadas em www.ec.europa.eu/education.