16 março, 2017

Novo Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego


O Governo lançou um novo programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego, denominado SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego. O SI2E apoia de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local e vem complementar os atuais incentivos às empresas do domínio da competitividade.

Apesar de abranger todo o território nacional este novo sistema de incentivos privilegia os projetos localizados em territórios de baixa densidade, localizados sobretudo no interior do país.

São elegíveis os projetos que visem a criação de micro e pequenas empresas, ou a expansão e modernização de empresas já existentes, que originem a criação de postos de trabalho. As despesas elegíveis vão desde a aquisição de máquinas, equipamentos, software, estudos, planos de marketing, serviços de arquitectura e de engenharia, obras de remodelação e adaptação e participação em feiras e exposições no estrangeiro.

O subsídio a atribuir assume a forma de incentivo não reembolsável (fundo perdido) a uma taxa que pode variar entre os 30% e os 60% do investimento elegível. Para além do subsídio ao investimento existe também o apoio à criação de emprego que poderá ir até 5.055 euros por cada posto de trabalho.

As candidaturas ainda não estão abertas mas prevê-se que arranquem a partir de 14 de abril.