05 abril, 2017

Como potenciar o impacto da gestão de pessoas na gestão global?

 

A gestão de pessoas domina a agenda dos líderes das organizações. Estes reconhecem o impacto que as pessoas podem ter (e têm) nos resultados e esperam que as equipas de recursos humanos acrescentem valor, contribuindo decisivamente para o desempenho coletivo da empresa e para uma vantagem competitiva sustentável e diferenciadora.

As lideranças de RH, ao mesmo tempo que reivindicam um lugar de maior relevo e um papel de parceiro estratégico de negócio, têm agora de demonstrar, o impacto da gestão de pessoas na gestão global da empresa e dos negócios.

Como?

Primeiro, através da capacitação das estruturas. Não apenas um enfoque técnico funcional, mas também pelo desenvolvimento de competências críticas para o negócio, criando uma linguagem agregadora e um alinhamento natural, através de feedback contínuo entre o negócio e os RH.

É fundamental que os RH tenham uma visão clara do modelo de negócio da empresa: quem são os clientes, como se caracterizam os produtos e serviços, o que os diferencia da concorrência.

Assim, existirão condições para a formulação da estratégia de RH, alinhada com a estratégia corporativa, estabelecendo-se prioridades, objetivos e ações, bem como as métricas segundo as quais estas serão avaliadas. Haverá de conseguir-se uma abordagem credível aos desafios concretos de RH, como a avaliação da performance de uma equipa comercial, o impacto de formação financeira na evolução da margem bruta, ou a qualidade de um líder como fator decisivo dos resultados de uma unidade de negócio.

Por outro lado, é essencial que estratégia de RH seja apropriada pela gestão de topo da organização, independentemente de a gestão de pessoas estar ou não diretamente representada no Conselho de Administração.

Finalmente, as melhores práticas de RH devem ser implementadas em total parceria com o negócio. Os seus objetivos têm de ser relevantes para as áreas de negócio, fazendo das vitórias de uns, o valor dos outros.

Este será um estádio de maturidade para a gestão de pessoas, assegurando a reputação e o estatuto ambicionado, em termos de gestão global.

Ana Salomé Martins
Diretora de Pessoas e Comunicação
Grupo NORS