20 abril, 2017

Empreendedorismo sénior qualificado


Está aberto até final de 2017 o Projeto “Empreender 45-60 - Uma estratégia de Apoio ao Empreendedorismo Sénior na Região Norte” promovido pela AEP - Associação Empresarial de Portugal.

Este projeto tem como principais objetivos Identificar e analisar estratégias de emprego implementadas em países pertencentes à União Europeia, direcionadas à população desempregada e qualificada, com idade superior a 45 anos e desenvolver um conjunto de ações de capacitação dos principais agentes ligados ao empreendedorismo, promovendo o networking e a criação de redes de apoio a este público-alvo. Pretende ainda implementar um projeto-piloto de apoio ao empreendedorismo sénior com base num modelo de mutualismo de geração de ideias e criação de negócios, associado ainda ao empreendedorismo intergeracional e aos resultados esperados/atingidos.

Para alcançar estes objetivos serão desenvolvidas um conjunto de atividades, designadamente: a realização de um Benchmarking internacional com vista à identificação de modelos de apoio ao empreendedorismo sénior com sucesso; a elaboração de um Diagnóstico e Estratégia de Desenvolvimento; a promoção de ações de sensibilização e capacitação que incluem um ciclo de seminários temáticos, workshops de sensibilização e capacitação e um congresso internacional sobre Empreendedorismo Sénior; a implementação de um projeto-piloto de empreendedorismo sénior: o “Sénior Match Business”.

Os resultados deste projeto serão divulgados e disseminados em diversos públicos-alvo. Para mais informações, consultar o site www.empreender4560.pt.