15 junho, 2017

Passaporte Qualifica: Recuperação da Educação de Adultos


No âmbito do Programa Qualifica, destinado à educação e formação de adultos, foi criado o Passaporte Qualifica que se destina a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem melhorar as suas qualificações tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional ou a jovens entre os 18 e os 29 anos que não estejam empregados nem a estudar ou a frequentar formação (jovens NEET).

O Programa Qualifica tem como propósito a recuperação da educação de adultos na sequência da interrupção do programa Novas Oportunidades. O programa pretende garantir que até 2020 metade da população ativa do país conclua o ensino secundário. O Passaporte Qualifica é um instrumento (digital) de orientação e registo individual de qualificações e competências que visa registar as qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida. O utilizador poderá simular diversos percursos de qualificação possíveis para a obtenção de novas qualificações e/ou progressão escolar e profissional, tendo acesso a diferentes trajetórias de formação sugeridas (escolar, profissional ou de dupla certificação) ou de reconhecimento, validação e certificação de competências, sendo ainda possível identificar as unidades de formação concluídas e respetivos pontos de crédito que capitaliza de formações anteriores.

O Passaporte Qualifica poderá ser acedido a partir do Portal Qualifica em www.qualifica.gov.pt ou então diretamente através do acesso ao sítio da internet especificamente criado para o efeito www.passaportequalifica.gov.pt.