18 agosto, 2017

Portugal é o 31.º país com Melhor Índice de Talento no Mundo


Portugal está entre os países com melhor índice de talento do mundo tendo, no entanto, descido uma posição no Global Talent Competitiveness Index (GTCI), ocupando atualmente a 31.ª posição. A Suíça surge no topo do ranking num total de 118 países.

O estudo, exaustivo e orientado para a resolução das questões relacionadas com a competitividade no mundo de trabalho, pretende fornecer dados e análises que ajudem a desenvolver estratégias no âmbito do talento, a superar desajustes e a ser-se competitivo no mercado global. Para tal foca a capacidade dos países de gerirem o talento através da atração, crescimento e retenção do mesmo.

Os países europeus continuam a liderar o ranking, com 16 países no top 25 desta edição. Portugal pertence ao grupo de países com rendimentos mais elevados. Nas competências analisadas, o país tem um bom comportamento no que diz respeito a novas oportunidades (33.º lugar). Quanto à atratividade de mercado e competências globais de crescimento está na 27.º posição. No que concerne aos conhecimentos globais surge no 35.º lugar e na taxa de retenção destaca-se no 22.º lugar. A área em que Portugal tem piores resultados é a competência profissional e técnica, em 50.º. Em geral, os países entre os 15 primeiros no ranking demonstram um forte desempenho em cada uma das seis competências do modelo.

A posição de Portugal nas competências tecnológicas é pouco favorável, embora em desenvolvimento, uma vez que o sistema de ensino e as próprias empresas estão a procurar crescer. O trabalho virtual, as redes sociais e o espírito empreendedor são competências que têm vindo a ser desenvolvidas por parte não só das empresas, mas também dos futuros colaboradores.